Project Description

As regiões metropolitanas são formadas por vários municípios que compartilham serviços, equipamentos, oportunidades, mas também problemas que extravasam as fronteiras municipais, afetando localidades vizinhas ou mesmo toda uma região. Por esse motivo, a busca de soluções somente no nível local muitas vezes se mostra insuficiente. O planejamento do uso e da ocupação do solo nas regiões metropolitanas é um dos principais pontos a exigir soluções compartilhadas. O Macrozoneamento é um dos instrumentos para enfrentar este, entre outros tantos desafios, em busca de uma organização territorial mais justa e sustentável.

Você Sabia?

No ano da criação da Região Metropolitana de Belo Horizonte, em 1973, a RMBH contava com 14 municípios e 1,7 milhões de habitantes. Hoje é a terceira maior aglomeração urbana do Brasil e totaliza aproximadamente 5 milhões de habitantes nos seus 34 municípios.

O PDDI:

Entre 2009 e 2010 foi elaborado o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PDDI) para ser uma referência de planejamento para os 34 municípios da RMBH nas próximas décadas. O macrozonemento é o desdobramento desse processo de planejamento metropolitano participativo iniciado pelo PDDI-RMBH.

Project Type

Português, Brasil